Fotos: George Lucas
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, participou nesta segunda-feira (18) do lançamento do livro Ceará: Caminhos do Desenvolvimento – Uma breve história dos últimos 35 anos, escrito pelo ex-vice-governador do Ceará, ex-secretário estadual e engenheiro civil Maia Júnior, com coautoria do consultor empresarial e assessor do Sistema FIEC, Francílio Dourado Filho. Realizado na Casa da Indústria, o evento reuniu autoridades, empresários, economistas, acadêmicos e personalidades cearenses.
A obra, publicada com o apoio do Sistema FIEC, apresenta um retrospecto do fortalecimento da economia cearense nas últimas décadas, com uma narrativa construída a partir da vivência de Maia Júnior no setor público estadual, onde atuou como secretário de Infraestrutura, de Planejamento e Gestão, e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. O livro também traz análises sobre as perspectivas e oportunidades do presente e do futuro no Estado, marcadas pela visão analítica e estratégica do engenheiro.
No discurso de abertura da solenidade de lançamento, Ricardo Cavalcante enalteceu o compromisso do ex-secretário com o progresso social e econômico, assim como a importância de sua atuação para o crescimento do setor produtivo e da infraestrutura industrial no Ceará.
“Hoje é um momento muito importante para nós, que fazemos a indústria cearense, pois estamos aqui para homenagear o cidadão e o grande executivo governamental que o Estado do Ceará teve nos últimos 35 anos. Uma grande parte do que temos hoje deve-se ao trabalho que ele desempenhou. Com certeza, essa publicação servirá muito para as futuras gerações, por mostrar a capacidade de um grande profissional de se dedicar de forma ímpar ao desenvolvimento do estado dentro do poder público. Maia Júnior é uma pessoa diferenciada, que sempre se preocupou não só com o que estava fazendo, mas com a entrega que aquilo traria para a sociedade, e sempre sonhou grande”, declarou o presidente da FIEC.
Cavalcante também destacou o empenho de Maia e Dourado na elaboração de cada capítulo do livro, em um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2022.
“Quando tivemos a primeira conversa sobre a possibilidade de termos esse livro publicado, chamei o Dourado para trabalhar junto nesta escrita, na pesquisa e na edição de todo o material. Foram mais de 200 horas de gravação no total. E foi tudo muito bem feito, revisado e checado pelos dois. Eu fico muito feliz de estarmos entregando esse presente ao público”, contou.
Para Maia Júnior, a publicação da obra significa compartilhar com os cearenses a trajetória de amadurecimento da gestão pública no planejamento, na economia e na infraestrutura do Governo do Estado, por meio de sua experiência à frente de pastas estratégicas, desde o governo de Tasso Jereissati até o de Camilo Santana.
“Tive a oportunidade de ser convidado por vários governadores para liderar trabalhos na Infraestrutura, no Planejamento, na Gestão Pública e no Desenvolvimento Econômico, assuntos que são muito próximos entre si. Neste livro, trazemos um relato da minha história profissional no serviço público, desde a Prefeitura até o Governo. São histórias de muito trabalho, dedicação e coragem para enfrentar os desafios”, afirmou o autor do livro.
O coautor, Francílio Dourado, sintetizou que a obra é um resgate dos últimos 35 anos de desenvolvimento do Ceará, detalhado em grandes volumes de informações e resultados de políticas públicas que contaram com a colaboração do ex-secretário e ex-vice-governador.
“Essa obra é um resgate dos últimos 35 anos de desenvolvimento no Ceará. E, se existe um personagem mais identificado com esse processo de transformação que o Estado passou ao longo desse período, é o Maia Júnior. Ele vivenciou todo esse processo, ora como secretário, ora como vice-governador, ora como cidadão, ora como engenheiro. Então, decidimos trazer a história e a narrativa dele como sendo a história do desenvolvimento dessas últimas três décadas e meia. Foi um grande desafio, mas valeu a pena pelo conhecimento que adquirimos sobre um estado que é referência nacional e até mundial”, pontuou.
Também estiveram presentes no evento o 1º vice-presidente da FIEC, Carlos Prado; o vice-presidente da FIEC, André Montenegro; a vice-presidente da FIEC e secretária das Relações Internacionais do Governo do Ceará, Roseane Medeiros; o diretor administrativo da FIEC, Chico Esteves; os ex-presidentes da FIEC, Beto Studart, Roberto Macedo e Fernando Cirino Gurgel; o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista; o economista Célio Fernando Bezerra; o engenheiro civil e ex-deputado Eudoro Santana; o presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante; o gerente de Desenvolvimento Sustentável da FIEC, Joaquim Rolim; o coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Constantino Frate; o consultor de Energia da FIEC, Jurandir Picanço; o assessor econômico da FIEC, Lauro Chaves; o presidente do COFIN na FIEC, Emílio Moraes; os empresários Carlos Matos e Cristiano Maia; além de representantes de sindicatos, poder público, academia e iniciativa privada.