Romeu Aldigueri consolida alianças para sucessão na presidência da Alece

Fernando Santana, que renunciou à candidatura, deverá ser o líder do governo Elmano, na Alece.
Aldigueri e aliados na Alece

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp

Foto: Reprodução

O deputado Romeu Aldigueri (PDT), nome apontado como principal candidato à presidência da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), intensificou as articulações para a sucessão no comando da Casa. Em encontro realizado neste sábado (23), Aldigueri reuniu líderes da base governista, incluindo parlamentares do PT e aliados estratégicos, para alinhar os próximos passos da composição da nova mesa diretora.

A reunião contou com a presença do atual presidente da Alece, Evandro Leitão (PT), que assumirá a Prefeitura de Fortaleza em janeiro, além de De Assis Diniz, líder do PT na Assembleia, e os deputados Nizo Costa (PT), Missias Dias (PT) e Osmar Baquit (PDT). O diálogo reforçou a construção de uma candidatura de consenso em torno de Aldigueri, reconhecido por seu perfil agregador e capacidade de transitar entre diferentes correntes políticas da base governista.

Definição estratégica de cargos

Entre as definições discutidas, Osmar Baquit foi apontado como provável 1º vice-presidente na chapa de Aldigueri, enquanto Fernando Santana (PT) deve liderar o governo Elmano de Freitas na Alece. A retirada da candidatura de Santana à presidência foi considerada um gesto de convergência, contribuindo para a unidade do grupo e evitando disputas internas que poderiam fragilizar a base.

A construção da chapa avança com foco na continuidade da agenda política do governo estadual. A transição na liderança da Assembleia busca assegurar estabilidade no Legislativo, com alinhamento aos projetos defendidos pelo governador Elmano, pelo ex-governador Camilo Santana e pelo senador Cid Gomes (PSB).

Próximos passos

Os detalhes finais da composição da mesa diretora devem ser definidos ainda este mês, em articulações que incluem a representatividade dos diversos grupos políticos que compõem a base governista. A expectativa é que a confirmação oficial da chapa ocorra em breve, formalizando Aldigueri como o novo presidente da Alece. A eleição está marcada para o dia 3 de dezembro.