Sebrae Ceará lança nesta segunda (8) a 2ª Edição do Desafio Liga Jovem

Os interessados terão até o dia 7 de junho para organizar as equipes e preencher os formulários de participação.
Edifício Airton Gonçalves Jr., sede do Sebrae/CE

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp

Foto: Divulgação

O Sebrae Ceará sediará, nesta segunda-feira, (8), das 10h às 12h, o lançamento estadual da 2ª edição do Desafio Liga Jovem, em parceria com o Instituto Ideias de Futuro. O evento, que ocorrerá em Fortaleza, contará com a presença de estudantes, coordenadores e educadores. A agenda inclui abertura e depoimentos de Jefferson Cavalcante e Mônica Arruda, seguidos pela apresentação da nova edição do desafio por Andreia Pacheco. Após uma sessão de dúvidas, haverá espaço para entrevistas da imprensa e um brunch de encerramento para o público geral.

A 2ª edição visa estimular jovens a criar soluções inovadoras para problemas locais, divididos em quatro categorias. A meta é compreender como os estudantes lidam com questões sociais por meio do empreendedorismo tecnológico. Na primeira edição, temas como educação, meio ambiente e saúde foram abordados. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até 7 de junho no site do Desafio Liga Jovem.

“Considero o Desafio Liga Jovem uma iniciativa que avança muito além da ideia pura e simples de uma competição. Ela cresce rumo à oportunidade de aprendizagem em torno de tudo que, nos dias de hoje, está ligado ao sucesso dos empreendimentos e carreiras que é a Inovação, criatividade, desenvolvimento de competências ligadas ao empreendedorismo e outras tantas habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A ideia é fazer com que essa formação propicie, a esses estudantes, buscar soluções para os gargalos que eles venham a encontrar pela frente, envolvendo tecnologia analógica e digital, como aplicativos, sites, jogos eletrônicos, redes sociais e plataformas.”, afirma Alci Porto, diretor técnico do Sebrae-CE.

A gestora do Liga Jovem, Elaine Novetti, destaca a ampliação do projeto, visando à equidade entre os participantes.  Já a fundadora do Instituto Ideias de Futuro, Jaciara Cruz,  destaca a oportunidade de desenvolvimento profissional para os jovens.

“A ampliação da segunda edição do Desafio Liga Jovem para estudantes do Tecnólogo e Superior, além de um ano a mais para estudantes do Fundamental, visa estender essa demanda para todas as esferas educacionais do país”, explica Jaciara.

O Desafio Liga Jovem terá cinco etapas: Esquenta nas Redes, Virada Empreendedora, Estadual, Regional e Nacional. A etapa nacional contará com 20 equipes e avaliações baseadas em critérios como entendimento do público-alvo e sustentabilidade financeira. As equipes vencedoras receberão prêmios que incluem viagens internacionais, notebooks e tablets.