A titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Vilma Freire, cumpre agenda de dois dias (23 e 24), no Cariri. O primeiro compromisso acontece na manhã desta quinta-feira, no auditório da Cagece, em Juazeiro do Norte. Ela vai se reunir com prefeitos e superintendentes dos Consórcios Públicos de Manejo dos Resíduos Sólidos, do Cariri.
“Vamos conversar sobre a Política Estadual de Resíduos e sobre os consórcios e as Centrais Municipais de Resíduos (CMR)”, disse a secretária.
A secretária de Turismo, Yrwana Albuquerque, e a presidente do Instituto Dragão do Mar (IDM), Rachel Gadelha, acompanham Vilma nesta viagem.
Ainda nesta quinta, também no auditório da Cagece, Vilma vai apresentar aos secretários municipais do Meio Ambiente da Região do Cariri uma panorâmica dos Programas Eixos da SEMA, disponibilizando aos gestores municipais o apoio da SEMA, e, ao mesmo tempo, buscar o engajamento dos municípios nas ações e projetos. Em seguida, após o almoço, a secretária vai se reunir com representantes da Associação dos Catadores e Catadoras de Juazeiro (ACCJ), do Engenho do Lixo e da Juazeiro Ambiental, participantes do Programa Auxílio Catador. Será o primeiro contato da titular da SEMA com a categoria que atua na região. De acordo com Vilma, um encontro de acolhimento.
“Além de fortalecer relacionamentos, vamos dialogar sobre o Programa, destacar os impactos ambientais e sociais do mesmo e dirimir dúvidas do Edital 2023”, afirma.
A agenda de quinta se encerra com uma visita guiada ao Complexo Ambiental Mirante do Caldas, em Barbalha, que inclui o Centro de Interpretação e Educação Ambiental, o passeio de ida e volta entre o teleférico e o Mirante Cruzeiro do Caldas. Para a titular da SEMA, “será um momento especial para conhecer mais um patrimônio cultural e natural do Ceará, com grande potencial para o turismo”.
Na sexta-feira a secretária Vilma inicia a sua agenda no Complexo Ambiental Horto do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, onde acontece a solenidade de lançamento do Projeto Pomares da Caatinga e uma visita à estátua de Padre Cícero e ao Museu, na Colina do Horto. No Complexo será realizado um plantio simbólico de mudas de espécies nativas do bioma Caatinga. A atividade contará com a participação dos Agentes Jovens Ambientais (AJAs) da Região do Cariri.
O Pomares é uma iniciativa da Fundação para o Desenvolvimento Sustentável do Araripe (Fundação Araripe) em parceria com o Fundo Socioambiental CAIXA (FSA Caixa), com o apoio e participação da SEMA, que assinou com a Fundação Araripe um Termo de Cooperação Técnica, referente ao projeto. A agenda no Cariri se encerra com um almoço com o Reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca) e um grupo de professores da Urca, às 12h30, no Sítio Pinheiro, em Juazeiro do Norte.