Seminário na FIEC discute Lei de TICs e estratégias para impulsionar indústria de hardware no Ceará

Objetivo é ampliar o conhecimento sobre benefícios fiscais e financeiros voltados à produção nacional de hardware e equipamentos eletrônicos.

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp

Arte: ChatGPT

Empresas de tecnologia, startups e instituições de pesquisa do Ceará terão a oportunidade de entender melhor os incentivos da nova Lei de TICs (14.968/2024) em seminário gratuito que acontece nos dias 5 e 6 de junho, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em Fortaleza. A proposta é ampliar o acesso ao conhecimento sobre os benefícios fiscais e financeiros voltados à produção nacional de hardware e equipamentos eletrônicos, especialmente para empresas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

O evento é organizado pela FIEC em parceria com a Associação P&D Brasil, entidade que reúne empresas com forte atuação em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), e conta com a articulação do deputado federal André Figueiredo (PDT-CE), relator da recente reformulação da lei.

Segundo dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Ceará ocupa a segunda posição entre os estados com maior número de projetos de PD&I, mas ainda está em sétimo lugar no ranking de empresas que aproveitam os incentivos da Lei de TICs. O seminário busca justamente aproximar o setor produtivo local dessas oportunidades.

Entre as inovações da legislação, está o crédito financeiro de até 17% do faturamento para empresas localizadas em regiões fora do eixo Sul-Sudeste que desenvolvam tecnologias nacionais. Esse diferencial pode representar uma importante vantagem competitiva para o setor.

Durante os dois dias de programação, os participantes terão acesso a painéis e mesas temáticas sobre habilitação à Lei de TICs, incentivos fiscais, processo produtivo básico, financiamento de negócios e parcerias estratégicas. Estão previstas participações de instituições como MCTI, BNDES, FINEP, SEBRAE, EMBRAPII e outras ligadas ao ecossistema de inovação e fomento.

A P&D Brasil projeta investimentos da ordem de R$ 16 bilhões no país até 2026, voltados para infraestrutura, produção, modernização e desenvolvimento tecnológico. O seminário em Fortaleza marca o início de uma série de encontros regionais que a entidade pretende realizar para fortalecer a política industrial voltada à tecnologia em todo o país.

SERVIÇO:

Seminário Política Industrial para o Setor de TICs

📍 FIEC – Fortaleza

📅 05 de junho | 13h30 às 18h

📅 06 de junho | 09h às 12h

🔹 Evento gratuito e aberto ao público-alvo: empresas de TICs, startups, institutos de pesquisa e instituições acadêmicas.