Pesquisar
Close this search box.

Terceira idade mais viva: projeto ajuda público a envelhecer com autonomia, autoestima e independência

Cursos do FB Sênior têm como objetivo principal a promoção do convívio social entre os alunos, por meio da musicoterapia, da arte e de outras atividades.

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp

Amadurecer é reconhecer que a vida, apesar dos desafios que surgem pelo caminho, vale à pena ser vivida. E ela merece ser usufruída da melhor forma possível, com qualidade em todas as esferas. Mas, às vezes, é muito comum, ao público que chega à terceira idade, se deparar com uma dúvida: será que ainda há autonomia e confiança para realizar algumas atividades? Será que é possível aprender algo novo, ou até mesmo fazer tarefas simples do dia a dia? Foi pensando nessas pessoas que surgiu o FB Sênior, um projeto criado pelo Centro Universitário Farias Brito para garantir àqueles que estão desfrutando da maturidade, oportunidades para envelhecer com autonomia, autoestima e independência.

O FB Sênior – Espaço de Longevidade – conta com quatro cursos ministrados por profissionais especialistas em gerontologia que pretendem trabalhar o corpo, a alma e a mente dos alunos, por meio de atividades que se dividem numa carga horária de 20 ou 30h, a depender do curso. Dentre as ofertas estão:

Curso de Memória Ativa: um espaço rico em estímulos, desenvolvidos para contribuir com a manutenção e melhoria das funções cognitivas dos participantes. Esse momento pretende trabalhar com a memória, concentração, linguagem e raciocínio lógico dos alunos, através de atividades práticas e orientações que abordam a importância de um envelhecimento ativo e saudável.

Curso de Expressão e Arte: foi planejado para estimular a criatividade entre os alunos. São apresentados, por meio das artes visuais, histórias sobre a da arte do Ceará, com acesso à cultura e identidade do nosso povo.

Curso Celular na prática: nesta era moderna, estar conectado nunca foi tão importante. Por isso, com esse recurso os alunos poderão realizar exercícios com desafios voltados para tarefas do dia a dia, como realizar pagamentos com QR Code, aprender a instalar aplicativos, liberar espaço na memória do celular e criar senhas seguras.

Curso Música e vida: a musicoterapia se utilizará da música e seus atributos como uma ferramenta importante para melhorar a qualidade de vida, resgatando funções perdidas como a memória, habilidades cognitivas, socialização, além de aliviar a sensação de ansiedade, estresse e depressão que muitos idosos podem ter.

A música a serviço da qualidade de vida

De acordo com a coordenadora pedagógica dos cursos FB Sênior, Andréa Menescal, a criação desse projeto nasceu da necessidade de transformar vidas.

“Desde sempre nós queríamos oferecer um serviço que pudesse garantir melhorias no dia-a-dia das pessoas mais idosas, fazendo com que elas se sentissem mais vivas, mais dispostas e seguras. Nós sabemos que hoje existem muitos homens e mulheres que se encontram mais isolados dentro de casa, ou até mesmo, mais distantes da família. E esses cursos, livres na essência, vieram como um divisor de águas para aqueles que desejam reconquistar sua autonomia, retomar a sua autoestima e o seu bem-estar.”, destacou.

Os cursos já estão sendo ofertados com turmas de segunda a sexta-feira em dois locais: no Campus Aldeota (Rua Castro Monte, 1364 – Varjota) e no Campus Central (Rua Senador Pompeu, 2607 – Centro).

Para mais informações sobre valores e horários, basta ligar para o número:
(85) 3486.9101 ou entrar em contato através do WhatsApp: (85) 98122.7111

Fotos: Divulgação