Fotos: Ascom/TJCE
No cenário imponente de 150 anos de trajetória, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) busca a evolução constante em busca de eficiência, transparência e acessibilidade. A primeira edição do evento “Convergência TJCE”, ocorrido nesta sexta-feira (02), teve como foco principal a temática “Transformação Digital no TJCE: Avanços e Perspectivas”, proporcionando uma reflexão sobre o passado, o presente e os compromissos futuros.
“O evento ‘Convergência’ aborda esses avanços e perspectivas na era digital do TJCE, traçando uma linha do tempo entre ontem, hoje e amanhã. Estamos dando sequência ao trabalho de gestões anteriores, o que é motivo de grande satisfação, especialmente neste momento de celebração dos 150 anos do Tribunal”, destacou o desembargador Abelardo Benevides Moraes, presidente do TJCE.
O presidente recebeu o Prêmio Corregedoria Ética, na modalidade Desempenho, das mãos do conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Fernando Bandeira de Melo Filho. Este momento foi seguido pela palestra “Inteligência Artificial no Poder Judiciário”, conduzida por Bandeira de Melo Filho, enfatizando a importância da aplicação ética da Inteligência Artificial.
Durante a tarde, as oficinas “Desenvolvimento de Robôs”, “Simplificação de Documentos” e “Design Thinking” destacaram a relevância das ferramentas digitais. A secretária de Tecnologia da Informação do Poder Judiciário estadual, Denise Norões, e o juiz auxiliar da Presidência do TJCE, Ricardo Alexandre da Silva Costa, apresentaram o painel “Perspectivas de Inteligência Artificial no TJCE”.
Denise salientou que o sucesso da Inteligência Artificial depende da sua utilização cuidadosa, destacando a importância de usá-la para aprimorar o trabalho e dedicar-se a ações mais especializadas. O juiz Ricardo Alexandre da Silva Costa ressaltou as possibilidades trazidas pela convergência de diversas tecnologias, destacando o estágio inicial de otimização de tarefas volumosas e repetitivas.
O consultor e escritor Dado Schneider encerrou o evento com a palestra “A Justiça mudou bem na minha vez”, destacando a importância de focar nas pessoas. O secretário-geral da Área Administrativa do TJCE, Sérgio Mendes, sublinhou a estratégia do Tribunal de buscar uma transformação digital sistêmica, centrada nas pessoas e refletida em projetos estratégicos.
O evento “Convergência TJCE” integra as comemorações pelos 150 anos da instalação da Justiça cearense, culminando em um sábado, dia 03 de fevereiro, de celebração e reflexão sobre a evolução constante do Tribunal de Justiça do Ceará.
Novo Aplicativo
O aplicativo do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE Mobile) está com novo layout e funcionalidades, que visam facilitar o atendimento às demandas do cidadão.
A ferramenta representa outra inovação do Judiciário cearense e já está disponível para download.
O app foi lançado, nesta sexta-feira (02/02), pelo presidente do Tribunal, desembargador Abelardo Benevides Moraes, durante o evento “Convergência – Transformação Digital no TJCE: Avanços e Perspectivas”, na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), em comemoração aos 150 anos de instalação do Judiciário estadual.
Assista ao vídeo abaixo e confira os serviços disponíveis.