179 anos do Padre Cícero são lembrados na Assembleia Legislativa

O deputado De Assis Diniz, que é historiador, destacou a vida religiosa e o impacto da presença do “Padim Ciço” na política do Ceará.

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp

Em pronunciamento realizado na manhã desta quinta (23), na Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado estadual De Assis Diniz (PT) registrou a passagem dos 179 anos do Padre Cícero, celebrados em 24 de março.

“Quem viveu o espetáculo de fé dos milhares de romeiros que chegam em Juazeiro do Norte sabe da força destas manifestações populares, que movimentam a religião, a cultura, a política e a economia do Cariri, do Ceará e do Nordeste”, ressaltou.

Historiador por formação, De Assis discorreu sobre os vários aspectos da vida de Padre Cícero, resgatando o episódio da Sedição de Juazeiro, as relações políticas com Floro Bartolomeu, o encontro com Lampião para negociar o combate à Coluna Prestes, a ascensão do religioso como prefeito daquele município, até o processo de beatificação iniciado em 30 de novembro de 2022 pela Igreja Católica.

“O lema do Padim Ciço, ‘oração e trabalho’, resume uma trajetória tão polêmica quanto brilhante, que até hoje encanta o povo nordestino”, finalizou De Assis.