Pesquisar
Close this search box.

25° Festival Jazz & Blues abre inscrições gratuitas para oficinas de música no Centro Cultural do Banco do Nordeste de Fortaleza e de Juazeiro do Norte

A edição comemorativa de 25 anos do festival aconteceu de 10 a 13 de fevereiro (Carnaval) em Guaramiranga, Ceará.
Jazz & Blues Saxofone - Imagem de Freepik

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp

Foto de Capa: Freepik

Estão abertas as inscrições gratuitas para as oficinas musicais do 25° Festival Jazz & Blues, que acontecerão no Centro Cultural Banco do Nordeste – CCBNB de Juazeiro do Norte e de Fortaleza. As atividades ocorrerão de forma simultânea, nesta sexta-feira (16), das 14 às 17h. A inscrição pode ser feita através do formulário que está disponível no site do festival: www.jazzeblues.com.br

Em Fortaleza, a oficina será de Guitarra com o músico Felipe Cazaux. Harmonia, improviso e rítmica aplicados no blues, funk, soul e rock são alguns dos assuntos que serão compartilhados na atividade. Na ocasião, Cazaux fará ainda um bate-papo sobre as diferentes possibilidades dentro desses estilos, apontando caminhos para o desenvolvimento dos guitarristas interessados em se aprofundar no instrumento. Felipe Cazaux é cantor, guitarrista e compositor paulista, radicado no Ceará. Já se apresentou em casas de show e festivais pelo Brasil e é referência no blues e rock brasileiro.

Felipe Cazaux (Cantor e guitarrista) – Foto: Henrique Kardozo

Já em Juazeiro do Norte, a oficina será de Prática de Conjunto, com o multi-instrumentista Ranier Oliveira. Inspirada na “Oficina de Música Universal”, de Itiberê Zwarg, a atividade apresenta-se como travessia sonora, estabelecendo pontes sobre as mais variadas e diversas formas harmônicas, melódicas e rítmicas, baseando-se no que cada participante traz em sua bagagem musical. Ao final do encontro, os participantes vão compor uma música juntos. Ranier Oliveira é músico natural de Crato, no Cariri cearense. Em duas décadas de profissão, circulou por diversas cidades e estados do Brasil e por países da Europa, acompanhando grupos e artistas de renome local, regional e nacional.

Ranier Oliveira (Multi-instrumentista) – Foto: Fabiano Junior

25ª edição do Festival Jazz & Blues

Esta edição do Festival Jazz & Blues é comemorativa de 25 anos. A abertura oficial ocorreu na noite de sexta-feira, dia 9, e nos quatro dias seguintes houve shows e bate-papo com artistas para o público em geral, além de oficinas para alunos de música de Guaramiranga. Toda a programação foi gratuita, mas para os shows das 21h, teve a retirada do bilhete na plataforma Sympla. O segundo lote foi disponibilizado no dia de cada apresentação, a partir das 8 horas. Para cada show, o festival sugeriu a doação de 1Kg de alimento por pessoa. Todo o material arrecadado será direcionado para o programa Ceará sem Fome, do Governo do Estado.

O 25º Festival Jazz & Blues é uma realização do Ministério da Cultura e da Via de Comunicação. Tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), com recursos do Mecenato Estadual e da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n. 195/2022) e da Prefeitura Municipal de Guaramiranga. Apoio cultural: Enel. Agradecimento: Cegás. Patrocínio: Banco do Nordeste e Cagece. Apoio: Casa Pio, Asfalto Nordeste, SP Combustíveis e Mercadinhos São Luiz.

SERVIÇO

25° Festival Jazz & Blues – Oficinas de Música: dia 16 de fevereiro, das 14h às 17h, oficina de Guitarra no Centro Cultural Banco do Nordeste – CCBNB de Fortaleza e oficina de Música Universal, no Centro Cultural Banco do Nordeste de Juazeiro do Norte. Inscrição no site: www.jazzeblues.com.br. Informações: producaojazzeblues@gmail.com. Redes Sociais: Facebook [Festival Jazz & Blues (CE)] Instagram [@festivaljazzeblues].