Foto:
A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) destaca a valorização das capacidades das pessoas com autismo através de uma série de iniciativas no âmbito do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi). Em consonância com a campanha para o Dia Internacional de Conscientização do Autismo (02/04), a Alece, juntamente com o Ciadi, busca promover informação e sensibilização sobre o transtorno, além de incentivar a integração e o respeito pela diversidade.
O Ciadi, que atende crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA), enfoca o desenvolvimento e a autonomia individual, sempre considerando a participação ativa da família. A programação para o mês de abril inclui uma variedade de atividades para debater questões relacionadas ao autismo, os desafios enfrentados pelas pessoas com TEA e suas famílias, direitos e políticas públicas, bem como a importância da sensibilização para combater o preconceito.
“No Ciadi, acompanhamos crianças e adolescentes com autismo e suas famílias e temos a oportunidade de partilhar os desafios vivenciados e, especialmente, a potência de cada pessoa com acompanhamento e espaço para ser quem é, um trabalho repleto de significado e de propósito, que reflete o mundo que queremos para todas as pessoas”, comenta a coordenadora do Ciadi, Sáskya Vaz.
O centro realizou diversas ações ao longo do mês de março, abordando questões como a síndrome de Down, e agora direciona o foco para o autismo, proporcionando apoio e espaço para que cada indivíduo possa se desenvolver plenamente.
Entre as atividades planejadas estão uma blitz de sensibilização, que acontece já nesta terça (02), a partir de 8h, além de visitas às unidades do Vapt Vupt em Fortaleza, o “II Seminário Ciadi – Autismo: Valorize as capacidades, respeite os limites” e uma sessão solene na Assembleia Legislativa em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Além disso, estão previstas rodas de conversa entre profissionais do Ciadi e famílias para discutir questões específicas relacionadas ao TEA.
O autismo é compreendido como um transtorno de neurodesenvolvimento, não como uma doença, e cada indivíduo apresenta características únicas. No Ciadi, uma equipe multidisciplinar proporciona atendimento personalizado, visando o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes com TEA, enquanto oferece suporte emocional e troca de experiências para suas famílias.
A Alece reforça seu compromisso com a promoção da inclusão e do respeito à diversidade, destacando a importância de abordagens integradas e contínuas para desmistificar o autismo e promover uma sociedade mais acolhedora e consciente.