A Barra do Ceará foi o berço dos primeiros vilarejos que deram origem a Fortaleza. O bairro pioneiro, reúne tradição e cultura, e sua importância histórica transpassa a capital, ela alcança o estado do Ceará.
O poder público tem investido em projetos de revitalização como o Beira-Rio, e o setor imobiliário também é atraído pelo potencial da região. Exemplo disso, a MRV, maior construtora da América Latina, lançou nos últimos dias o Residencial Porto das Marés. O empreendimento será construído na Avenida Vinte de Janeiro, 470 e contará ainda com três torres, quatro elevadores por torre, unidades com áreas privativas com giardinos de 43,34m² e 83m² (apartamentos situados no piso térreo que possuem uma área para quintal). Cada unidade possui uma vaga de garagem.
A construtora já está preparando todo o entorno do empreendimento e uma área externa ampla com muito paisagismo funcional para todos os moradores do bairro. Também dá início a uma campanha: doações de cestas básicas para a comunidade a cada mês que o muro não for pichado.