Foto: Divulgação
O Professor Barros Neto, coordenador da plataforma Ceará 2050, participou da palestra do Dr. Andrew Forrest, chairman da Fortescue, no auditório da Reitoria da UFC. Autoridades como o secretário de Desenvolvimento Econômico e o presidente da Fiec estiveram presentes, junto a estudantes e pesquisadores.
Andrew abordou os impactos climáticos da “umidade letal” devido às mudanças climáticas, alertando sobre a ameaça de condições tão quentes e úmidas que poderiam ser fatal. Ele destacou que a elevação da temperatura e umidade pode resultar em mortes, afetando principalmente pessoas vulneráveis. O chairman enfatizou a necessidade de ação rápida para evitar cenários potencialmente catastróficos, alertando para os impactos econômicos e ambientais.
Andrew propõe uma transição para energia verde, destacando o papel do Brasil, especialmente do Ceará, como líderes na produção de hidrogênio verde. Ele advoga por uma política econômica de “Zero carbono de verdade” até 2030, instando à eliminação de barreiras para a indústria verde e o fim de subsídios aos combustíveis fósseis. O chairman mostrou a planta de produção de hidrogênio verde no Ceará, evidenciando os esforços da Fortescue na descarbonização completa de seus processos, visando um futuro mais sustentável e resiliente às mudanças climáticas.