Pesquisar
Close this search box.

Ceará representado na maior feira de frutas do mundo

O estande da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE) e do Complexo do Pecém apresenta os principais atrativos e diferenciais do Estado na produção e exportação de frutas.
Estande do Ceará na Feira da Fruta de Berlim

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp

Fotos: Ascom/Complexo do Pecém

O Ceará marca presença nesta semana na Fruit Logistica 2024, a principal feira global da cadeia de produção de frutas, legumes e verduras, sediada em Berlim, na Alemanha. O estande da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE) e do Complexo do Pecém destaca os principais atrativos e diferenciais do estado na produção e exportação de frutas.

O titular da SDE, secretário Salmito Filho, ressalta a importância da feira, destacando que 50% das frutas exportadas pelo Brasil têm origem no Ceará.

“Impressiona tanto pelo tamanho, pelo investimento dos participantes, como também pela grande possibilidade de trazermos mais negócios nessa área, que é um dos pontos fortes do nosso Estado”, disse o secretário.

Em 2023, houve um crescimento significativo nas exportações pelo Porto do Pecém, com destaque para melão, melancia e mamão frescos, seguidos por tâmara, figo, abacaxi, entre outros.

“Nossa meta é crescer mais e com melhores serviços em 2024. Temos condições pra isso”, revela Hugo Figueirêdo, presidente do Complexo do Pecém, que também está em Berlim.

Figueiredo revela também otimismo em relação ao crescimento futuro, destacando a relevância da feira para prospectar novos negócios e investimentos. Com mais de 2.600 empresas expositoras de quase 150 países, a Fruit Logistica oferece uma plataforma global para apresentar os produtos cearenses a um público diversificado.

Marcelo Gadelha, um dos pioneiros na exportação de frutas do Brasil, esteve no estande do Ceará. Ele exporta melão, melancia, manga e pitaya. 70% de seus produtos saem do Brasil pelo Porto do Pecém, para o Canadá e Europa.

“Venho há 25 anos e é muito importante a presença do Ceará com esse estande, especialmente para se apresentar ao mercado mundial”, reforça.

O retorno do estado do Ceará com estande próprio na Fruit Logistica representa uma oportunidade estratégica para promover os produtos locais e atrair novos investimentos. Além do secretário Salmito Filho e do presidente Hugo Figueirêdo, outros representantes do governo e do setor agrícola marcam presença no evento, demonstrando o compromisso do estado com o desenvolvimento econômico sustentável através da agricultura.

Estande do Ceará na Fruit Logística 2024