Pesquisar
Close this search box.

Cagece se destaca em campanha de arrecadação de lacres recicláveis

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp

Por meio da campanha “Eu ajudo na lata”, liderada pelo Instituto Unimed Fortaleza, empresas como a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e outros parceiros se mobilizam para comprar equipamentos de acessibilidade e doá-los para instituições que atendem pessoas com mobilidade reduzida no Ceará. A ação acontece a partir da arrecadação de lacres metálicos de latinhas que são vendidos para a reciclagem e o valor é revertido na compra dos instrumentos de locomoção para aqueles que mais precisam.

Em 2023, a Cagece foi a segunda empresa que mais contribuiu com a doação de lacres metálicos para a 11ª edição da campanha “Eu ajudo na Lata”, promovida pelo Instituto Unimed Fortaleza, ficando atrás apenas da Assembleia Legislativa do Ceará, que garantiu o destaque em primeiro lugar no ranking de 2023. No total, mais de 500 quilos de lacres foram doados e vendidos para a reciclagem, com a cooperação de parceiros internos e externos da Unimed Fortaleza.

De acordo com o presidente da Unimed Fortaleza e do Instituto Unimed Fortaleza, Marcos Aragão, a campanha “Eu ajudo na lata” trata-se de uma estratégia ESG liderada pela Unimed Brasil, que ocorre em todo o país, e tem como foco reduzir impactos ambientais, beneficiar pessoas carentes e ampliar boas práticas administrativas nas empresas parceiras. “A Unimed vive atualmente muito essa vibe de se juntar as grandes empresas para dar o retorno que a sociedade merece. Somos uma cooperativa e quando realizamos projetos sociais por meio de parcerias como essa, temos certeza que estamos cumprindo os nossos princípios do cooperativismo. Quero agradecer demais as nossas parcerias e estamos muito honrados com a proposta e os resultados”, afirmou.

Na Cagece, a campanha conta com a sensibilização e a criatividade da Gerência de Meio Ambiente (Gemam) e da Gerência de Responsabilidade e Interação Social (Geris) para incentivar a participação dos colaboradores na ação interna da companhia chamada “Lacre Solidário”. Por meio de uma gamificação e a oferta de brindes, o trabalho deverá se intensificar neste ano em todas as unidades de negócio da companhia.

“Neste ano pretendemos dar uma nova roupagem e atualizar as regras, assim como os brindes produzidos pelo programa Reciclocidades, como forma de incentivar ainda mais os colaboradores a participarem dessa corrente do bem, que além de ajudar o meio ambiente dando uma destinação segura aos resíduos, ajuda a pessoas com dificuldade de locomoção”, afirma Mônica Teles, engenheira ambiental da Cagece.

Além da Cagece e da Assembleia Legislativa do Ceará e outros parceiros externos, a campanha liderada pelo Instituto Unimed Fortaleza na capital cearense conta com a cooperação de parceiros internos da própria cooperativa, como clínicas, laboratório e hospital.