Fetrans realiza nesta terça (6) cerimônia de Entrega da 20ª edição do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar

Neste ano, o Prêmio celebra as duas décadas de parceria com as empresas de transportes do Ceará, Piauí e Maranhão e os avanços conquistados, junto a elas, na área da sustentabilidade no setor de transportes.

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp

Empresas do setor de transportes do Ceará, Piauí e Maranhão inscritas na edição especial de 20 anos do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar (PMQA), realizado pela Federação dos Transportes (Fetrans), conhecerão os vencedores da competição nesta terça-feira (06). A entrega do Troféu PMQA será a partir das 16h, no auditório da Federação, reunindo empresários e profissionais do setor, representantes dos sindicatos filiados à Fetrans e autoridades. Neste ano, o Prêmio celebra as duas décadas de parceria com as empresas de transportes dos três estados de atuação da Federação e os avanços conquistados, junto a elas, na área da sustentabilidade no setor de transportes. A premiação reconhece os projetos e ações das empresas comprometidas em reduzir os impactos da atividade no meio ambiente e em ajudar a alcançar as metas da Organização das Nações Unidas (ONU) estabelecidas na lista dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Na edição comemorativa do PMQA – 20 anos, 49 empresas estão concorrendo. Na cerimônia, também será entregue o tradicional Troféu Destaque Ambiental – uma homenagem da Fetrans a personalidades e instituições que se destacam na defesa e na promoção de práticas sustentáveis e de uma sociedade mais limpa, justa e igualitária. O PMQA existe desde 2002 e já premiou mais de 280 projetos de empresas do setor de transporte pelas ações de responsabilidade socioambiental e homenageou mais de 40 personalidades e instituições com o Troféu Destaque Ambiental. É uma das ações do Núcleo Socioambiental (NSA) da Fetrans que coloca em evidência e utiliza como critério as diretrizes do Programa Despoluir – O maior programa ambiental da iniciativa privada no Brasil – que é desenvolvido e promovido pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional Aprendizagem do Transporte) e coordenado regionalmente pela Fetrans.

O Despoluir realiza atividades práticas que visam a solucionar os impactos ambientais advindos do transporte. O Programa Despoluir, ao longo dos seus 15 anos, realizou mais de 3,6 milhões de avaliações veiculares ambientais, atendendo mais de 55 mil transportadores, engajando-os em ações de responsabilidade ambiental e contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, especialmente nos grandes centros urbanos. Os ganhos para o setor são percebidos desde a redução do consumo do diesel dos veículos – implicando a diminuição de poluição e de custos – até a melhoria das condições de saúde dos profissionais do transporte, passando pelo acesso a informações técnicas voltadas ao meio ambiente.