Filiações estratégicas: PDT do Ceará amplia presença no interior com André, Ciro e Roberto Cláudio

A ideia é a atração de lideranças para suprir a saída dos diversos prefeitos que deixaram a legenda para acompanhar o senador Cid Gomes no PSB.

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp

Foto: Acervo Agência Câmara

O presidente nacional em exercício do PDT, o deputado federal cearense André Figueiredo, está focado em fortalecer o partido no Ceará para as eleições municipais de 2024. Figueiredo está em Barcelona, participando do Congresso Munidal de Telecomunicações, evento ao qual tem comparecido desde quando foi ministro das Comunicações, no governo Dilma Roussef. Por telefone, ele revelou os planos da legenda para os próximos meses. Após um período de turbulência interna, com a saída de importantes figuras para outros partidos, como o senador Cid Gomes para o PSB, o PDT está em um processo de reestruturação.

Segundo André Figueiredo, o foco atual está nas filiações no interior do estado, visando consolidar o partido e atrair novas lideranças. Ele destacou:

“Neste mês de março, eu, o Ciro e o Roberto Cláudio vamos fazer algumas viagens pra filiarmos pessoas, né? Até porque tem muita gente onde o prefeito saiu do PDT e que estão do outro lado do prefeito que querem vir pro PDT.”

A estratégia inclui incursões no Cariri e na Zona Norte, aproveitando a janela partidária para vereadores.

Embora não tenha revelado nomes específicos, André adiantou que ao longo de março serão divulgados diversos filiados. Em Juazeiro do Norte, a tendência é o apoio à reeleição do prefeito Gledson Bezerra m(Podemos). Segundo André, há negociações em andamento, mas o partido já assegurou a filiação de Diogo, genro do ex-vereador Gilmar Bender, para a possível vice na chapa de Gledson.

Em Barbalha, o PDT perdeu o prefeito Guilherme Sampaio para o PT. Mesmo assim, deve apoiar sua reeleição.

“Talvez a gente dialogue com o próprio Guilherme. Temos uma boa relação com ele. Assim como no Crato também devemos apoiar o candidato do atual prefeito José Ailton Brasil (PT). Não necessariamente vamos estar em palanques diferentes em todos os locais. Vamos estar apoiando o PT em alguns municípios e esperando o apoio do PT em outros”, explicou.

Quanto a Sobral, a decisão aguarda o posicionamento de Ciro Gomes. Já em Fortaleza, André expressa confiança no desempenho do prefeito José Sarto nas pesquisas, indicando a expectativa de chegar ao segundo turno e buscar apoios estratégicos.

“A gente está, digamos assim, muito empolgado com o crescimento do Sarto. Em todas as pesquisas isso é demonstrado pelo trabalho que ele vem fazendo e intensificando em praticamente toda a cidade. E isso faz com que nós tenhamos uma expectativa muito forte de irmos para o segundo turno”, afirmou.

O cenário político se mostra dinâmico e estratégico para o PDT, que busca consolidar sua posição com vistas às eleições municipais.