Pesquisar
Close this search box.

Fórum destaca desenvolvimento do Nordeste: Desafios e oportunidades em debate

O encontro, organizado pelo Lide Ceará, será realizado na segunda-feira (20), com a participação de representantes das principais instituições focadas em desenvolvimento regional: Banco do Nordeste (BNB), Sudene e Codevasf.

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp

Foto:

Consolidando sua posição como um dos principais fóruns de debates sobre a economia do Ceará e do Brasil, o Lide Ceará promove mais um evento de destaque: o Fórum de Competitividade Regional do Nordeste. O reúne representantes das principais instituições voltadas para o desenvolvimento regional, como o Banco do Nordeste (BNB), a Sudene e a Codevasf, que vão debater “Instrumentos para Aceleração da Competitividade da Região Nordeste”.

Presidente do Lide Ceará, Emília Buarque ressalta a necessidade de enfrentar os desafios que afetam a competitividade da região Nordeste, destacando o baixo índice de investimentos na indústria de transformação e em setores potenciais. Além disso, destaca a importância de concluir projetos estruturantes que facilitem o escoamento da produção e criem condições propícias para a expansão da produtividade na região.

“Esta edição do Fórum, com foco em competitividade, terá um formato diferente, pois o principal objetivo é expor oportunidades de financiamento e incentivos para que a iniciativa privada, em consonância com as diretrizes do Governo Federal, logicamente tendo o suporte de instrumentos de regulação seguros para desenvolvimento sustentável dos setores, possa fazer parte de um novo cenário de crescimento da região, incluindo impacto na geração de emprego e renda. Vale destacar que a atuação do Banco do Nordeste, com especial destaque na gestão de Paulo Câmara, e em consonância com os dirigentes representativos, que hoje estão à frente dos órgãos convidados de nosso evento, darão o tom das inúmeras oportunidades que temos para o crescimento da Região”, afirma a presidente do Lide Ceará.

O painel principal terá a participação de representantes-chave das instituições envolvidas. Um representante do Banco do Nordeste abordará as oportunidades de financiamento e projetos capazes de impulsionar a região Nordeste para um crescimento sustentável, visando o equilíbrio das desigualdades sociais. Danilo Cabral, Superintendente da Sudene, apresentará a nova visão da instituição na promoção do desenvolvimento sustentável e na integração competitiva da base produtiva no Nordeste. Destacará como a Sudene pretende ser parte ativa na superação dos desafios enfrentados pela região, incentivando práticas que garantam a sustentabilidade econômica e social. E Marcelo Moreira, presidente da Codevasf, abordará o papel crucial da Companhia no acompanhamento das operações e na manutenção de projetos estruturantes para a região. Ele destacará como a Codevasf contribui para a criação de condições que impulsionam o desenvolvimento regional, fomentando a sustentabilidade e a competitividade.

“Existe ainda a expectativa da participação do Senador Cid Gomes, que lidera várias pautas de valor expressivo no Senado Federal, como, por exemplo, o debate sobre políticas públicas voltadas para o Hidrogênio Verde, e a criação da Frente Parlamentar de Fomento do Saneamento Básico, do Hidrogênio Verde e do Crédito de Carbono”, diz Emília Buarque.

O evento, que ocorre no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza (CE), às 12 horas, será privativo para membros do Lide e convidados especiais interessados no desenvolvimento sustentável e competitivo do Nordeste.