Foto: Igor de Melo
Representantes do Beach Park e a Associação Pordunas realizaram o encerramento da Jornada Sustentável – Dia Mundial do Meio Ambiente nesta quarta (7), em Aquiraz/CE, com a realização de painéis e troca de experiências entre empresas e ONGs para discutir as melhores práticas de ESG, conservação da biodiversidade e implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs).
A programação do último dia foi reservada para autoridades, imprensa e convidados, que puderam acompanhar o Painel “Empresas e as melhores práticas em ESG” – mediado pela empresária Ticiana Rolim e participação da coordenadora de Sustentabilidade da Solar Coca-Cola, Alana Barros; da gerente de Desenvolvimento Organizacional e Sustentabilidade da Cimento Apodi, Gisele Sestren; e o COO da Qair Brasil, Gustavo Silva.
Já o painel “Conservação da Biodiversidade” foi mediado pelo biólogo, professor e doutor em Ecologia, Hugo Fernandes, e reuniu representantes de ONGs e ativistas da causa ambiental: Amanda Costa, jovem conselheira do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), e as ONGs Associação Caatinga, Aquasis e Instituto Pró-Silvestre. A palestra magna “O que as empresas podem fazer pelos ODS?” encerrou a programação da Jornada, proferida pela consultora do Pacto Global da ONU, Tatiana Araújo.
De acordo com a gerente de Sustentabilidade do Beach Park, Raissa Bisol, a Jornada Sustentável – Dia Mundial do Meio Ambiente adotou premissas estabelecidas pelo Instituto Lixo Zero Brasil, a fim de ser um evento “lixo zero”, com foco na geração zero ou mínima de resíduos, reciclando os mesmos para evitar os aterros sanitários.
“A Jornada teve o objetivo de promover a conscientização ambiental, trabalhando com o tema do descarte indevido dos resíduos na praia, rio, oceano e arredores do bairro Porto das Dunas, bem como seus impactos à biodiversidade”, avaliou Raissa.
TREINAMENTO, LIMPEZA DA PRAIA E ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS
A programação da Jornada Ambiental foi iniciada no dia 5/6, em Aquiraz/CE, com um treinamento sobre mares e rios limpos e seguros com 35 pescadores da Colônia Z-09, ministrado pelo tenente Ribeiro Filho, da Capitania dos Portos do Ceará (CPCE) – Marinha do Brasil, e pela ONG Apremace.
Na terça (6/6), 350 voluntários – envolvendo alunos da Escola Maria Façanha, moradores do bairro, escoteiros, ONG Verde Luz, AERA e Instituto Federal do Ceará (IFCE) – participaram de uma ação de limpeza no litoral, realizada ao longo de 4 km de extensão da praia, entre a foz do Rio Pacoti e o Scopa Beach, coletando cerca de 550kg de resíduos sólidos.
Na área de proteção ambiental do Rio Pacoti, mergulhadores voluntários da operadora de mergulho Mar do Ceará e militares da Capitania dos Portos do Ceará (CPCE) – Marinha do Brasil promoveram uma limpeza na área, coletando cerca de 100kg em resíduos. O bairro do Porto das Dunas também ganhou uma limpeza geral no mesmo dia, com apoio da Prefeitura Municipal de Aquiraz/CE.
Uma ação social durante o dia arrecadou um total de 243 kg de alimentos não-perecíveis, entregues também na terça (6/6), aos moradores da comunidade Novo Aquiraz, localizada no entorno do aterro sanitário em Aquiraz/CE.