Foto: Ascom Setur
A nova rota internacional entre Fortaleza e Lisboa decolou pela primeira vez nesta segunda-feira (7), com 94% dos assentos ocupados. Operado pela LATAM, o voo semanal passa a integrar o calendário regular do Aeroporto Internacional Pinto Martins, ampliando as possibilidades de chegada e saída da capital cearense rumo à Europa.
A cerimônia que marcou o início da operação contou com a participação de representantes do Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, Ministério do Turismo, Embratur, Fraport Brasil e da própria companhia aérea. O governador Elmano de Freitas classificou a nova rota como “resultado de um esforço conjunto para ampliar as conexões do Ceará com o mundo”.
Com aeronaves Boeing 787 escaladas para a operação, o trecho direto reduz o tempo de deslocamento e evita escalas em outros aeroportos brasileiros. Portugal segue como um dos principais destinos europeus para os cearenses e também como um importante emissor de turistas ao estado.
“É uma ligação estratégica, tanto para o visitante europeu quanto para o cearense que pretende viajar ao exterior”, afirmou Eduardo Bismarck, secretário do Turismo do Ceará.
Além do impacto no setor turístico, a nova conexão deve facilitar o escoamento de produtos locais com destino ao mercado europeu. Estima-se que mais de 20 toneladas semanais de frutas produzidas no estado sigam agora diretamente para Lisboa, com expectativa de expansão do volume ao longo dos próximos meses.
A LATAM avalia que a escolha de Fortaleza como ponto de ligação com a Europa é reflexo de uma estratégia de expansão com base na demanda regional.
“O Ceará tem se mostrado um estado-chave para a aviação internacional no Nordeste. Este voo é parte do nosso plano de crescer onde há potencial”, disse Eduardo Macedo, executivo da companhia.
Segundo a Fraport Brasil, concessionária do terminal aéreo da capital cearense, o Aeroporto de Fortaleza está preparado para acompanhar esse crescimento.
“Estamos ampliando serviços e aprimorando a infraestrutura para receber com qualidade operações internacionais como essa”, explicou Leonardo Carnielle, vice-presidente da empresa.
A nova rota com Lisboa é mais um capítulo na tentativa de consolidar Fortaleza como um hub de conexões aéreas. O objetivo, segundo o governo estadual, é atrair novos voos, principalmente da Europa e América do Norte, com foco no turismo e na exportação de produtos perecíveis e de alto valor agregado.
Com essa estreia, a LATAM amplia sua presença no Ceará e reforça a tendência de crescimento dos voos internacionais saindo do Nordeste brasileiro. A ocupação no voo inaugural, próxima da lotação máxima, sinaliza uma recepção positiva do mercado e abre caminho para futuras frequências adicionais.