A senadora Augusta Brito (PT), recebeu, na noite desta terça-feira (14), na Câmara Municipal de Fortaleza, a Medalha Boticário Ferreira. A solenidade atendeu requerimento de autoria da vereadora Nega do Henrique Jorge.
“Eu me sinto ainda mais motivada para continuar o meu trabalho por mais políticas públicas não apenas para a capital, que acolhe tantos filhos e filhas do interior do estado, mas por todos os municípios cearenses. Não existe nada melhor do que chegar em uma localidade e perceber que ali tem o seu trabalho”, destacou Augusta ao receber a comenda.
A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades estaduais, como parlamentares estaduais, prefeitos (as), vereadores (as) e outras lideranças.
A comenda leva o nome de Antônio Rodrigues Ferreira (o “Boticário Ferreira”), político que se destacou como administrador quando assumiu a Prefeitura de Fortaleza, no período de 1843 a 1859, cargo que exerceu até sua morte. Ele nasceu no Rio de Janeiro em 1799.
A medalha foi instituída em 1981 pela Câmara de Fortaleza para premiar o mérito cívico do cidadão que se distingue pela notoriedade do saber, relevantes serviços prestados à coletividade, e exemplos de dedicação ao serviço público.
Perfil da Homenageada
Augusta Brito de Paula é enfermeira formada pela Universidade Vale do Acaraú, e em Direito pelo Centro Universitário Fametro. Foi duas vezes prefeita do município de Graça (CE), entre 2005 a 2009. Atuou como secretária de Educação de São Benedito (CE) de 2012 e 2014, quando foi eleita deputada estadual. Reeleita em 2018, ocupou o cargo de Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), sendo responsável pela implantação do equipamento em 100 municípios cearenses. Em 2020, assumiu a liderança do Governo na Assembleia, tornando-se a primeira mulher líder do Governo na história da Alece.