PSB abre caminho para possível candidatura de Izolda Cela em Sobral

A ex-governadora afirma que deixará a Secretaria Executiva do Ministério da Educação em junho para se desincompatibilizar, mas não confirma ainda a candidatura para suceder Ivo Gomes.
Foto: Eri Nunes

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp

Foto: Eri Nunes

Izolda Cela, atual secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), anunciou sua saída da Pasta até o início de junho, abrindo a possibilidade de concorrer nas eleições em Sobral.

Com domicílio eleitoral na cidade, sua saída do governo federal menos de seis meses antes do pleito permite que ela dispute os cargos de prefeita ou vice-prefeita, caso se confirme sua candidatura.

No entanto, Izolda nega ter planos concretos nesse sentido, afirmando que sua desincompatibilização atende a um pedido do PSB para ampliar as opções do partido.

“Eu tenho lidado com essas situações como uma convocação para determinadas tarefas e missões. Isso tem acontecido. É como eu digo, eu não tenho aquela deliberada intenção de ser candidata, isso realmente eu não tenho, eu não lido com isso. Eu estou muito concentrada no trabalho intenso aqui no Ministério”, afirmou.

Sobral, berço político do grupo Ferreira Gomes, é atualmente governada por Ivo Gomes (PSB), irmão caçula de Cid e Ciro Gomes.

Foi como secretária de Educação do então prefeito Cid que ela se destacou, tocando o projeto educacional que colocou a cidade – e depois o Ceará, quando Cid virou governador – como referência em educação pública no país.

Esse reconhecimento levou-a a ser escolhida vice nos dois mandatos do governador Camilo Santana, a quem acabou sucedendo em abril de 2022.

Izolda foi cotada como candidata do PDT à reeleição, mas acabou preterida. Desfiliou-se e ingressou no PSB em fevereiro deste ano.