Salmito será o novo Secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE)

O deputado pedetista foi reeleito no último mês de outubro para seu 2° mandato na Assembleia Legislativa

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp

O deputado estadual Salmito (PDT), reeleito para o quadriênio 2023/2026, será o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do novo governo. O nome de Salmito foi anunciado pelo governador eleito Elmano Freitas. Em suas redes sociais, o deputado agradeceu:

“Honrado com a sua confiança, caro gov. @elmanofreitas ! Irei, sob sua liderança, ouvir todos(as) que fazem os mais diversos setores da iniciativa privada, das universidades e de todo o setor público cearense em busca de garantir as conquistas e avançar ainda mais para um desenvolvimento sustentável econômico, social e ambientalmente!

Vamos juntos construir oportunidades produtivas e sociais que compõem o sentido mais completo de desenvolvimento, segundo Celso Furtado”, escreveu.

Salmito fez também um reconhecimento do trabalho da atual gestão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, comandada pelo secretário Maia Junior.

Ressalto a importância do diálogo e a construção participativa com a Fiec, Fecomércio, Faec, FCDL, Sistema “S”, Universidades, demais setores da sociedade civil afins, secretarias do governo do Estado afins e uma relação interfederativa com a União Federal e com os municípios”.

O futuro secretário finalizou a mensagem com uma homenagem ao seu tio Valfrido Salmito Filho, falecido no último mês de setembro. Valfrido foi superintendente da Sudene e auxiliou na criação do Fundo de Investimentos do Nordeste.

“Um missionário do desenvolvimento do Nordeste”, elogiou o deputado.

PERFIL

O deputado estadual Salmito Filho nasceu em Fortaleza em 15 de outubro de 1974. É professor universitário; sociólogo; Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará – UECE; MBA em Gestão e Governança Pública – UNIPACE;
e atualmente é doutorando em Políticas Públicas (UECE).

Foi vereador de Fortaleza de 2005 a 2018 e presidente da Câmara Municipal de Fortaleza por três vezes. Foi ainda secretário do Turismo de Fortaleza em 2013/2014. Atualmente é deputado estadual reeleito para o quadriênio 2023 a 2026 com os votos de 56.624 cearenses.

Assumiu a presidência da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) em 2019 e foi reconduzido ao cargo em 2021.

Como deputado estadual, eleito em outubro de 2018, integra a bancada do Partido Democrático Trabalhista (PDT) na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará com foco para o desenvolvimento estratégico em todo o nosso estado. É vice-presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e membro titular das comissões de Agropecuária e Educação.