Sarto projeta mudanças no secretariado

Com a proximidade das eleições e vários auxiliares com a pretensão de se candidatarem, o objetivo é ajustar a equipe para fortalecer a base política e otimizar a gestão da cidade.

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp

Foto: Arquivo

O prefeito José Sarto (PDT) está se preparando para anunciar mudanças no secretariado da Prefeitura de Fortaleza, seguindo os prazos de desincompatibilização para que seus auxiliares possam concorrer na eleição municipal. A movimentação, que já vinha sendo mencionada, deve ser oficializada ainda esta semana, de acordo com fontes próximas.

A iniciativa, conforme indicado, segue uma estratégia semelhante à adotada no início de 2023, quando houve uma reorganização em diversas pastas da administração municipal. Agora, com a proximidade das eleições, o objetivo é ajustar a equipe para fortalecer a base política e otimizar a gestão da cidade.

Entre os nomes que devem deixar seus cargos para concorrer ao pleito estão vereadores licenciados que ocupam posições na administração municipal, como Fábio Rubens, Elpídio Nogueira e Wellington Saboia. Enquanto isso, outros devem assumir tais funções, embora ainda não tenham sido confirmados oficialmente.

Além dos vereadores, membros de outros partidos aliados também estão previstos para se desincompatibilizar, como é o caso de Ozires Pontes (PSDB) e Kamyla Castro (PSDB), que devem buscar vagas na Câmara Municipal de Fortaleza.

O PDT, visando fortalecer sua bancada na CMFor, planeja a eleição de pelo menos 15 vereadores, o que implica em uma chapa proporcional completa. Para isso, estão sendo atraídos ocupantes de cargos na gestão, como Marcel Colares, que deve sair da Secretaria da Regional 6 para concorrer a uma vaga no Legislativo.

Outros secretários e titulares de órgãos municipais de partidos aliados também devem se afastar de suas funções, seguindo os prazos estabelecidos pela legislação eleitoral. Nomes como Benigno Júnior, Ésio Feitosa, Pedro França e Dalila Freitas estão entre os que devem ser exonerados nos próximos dias.

A movimentação no secretariado da Prefeitura de Fortaleza reflete a dinâmica política e eleitoral característica do período pré-eleitoral, onde os partidos buscam se reorganizar e preparar suas estratégias para a disputa eleitoral.