Foto: Thaís Mesquita
O setor de turismo no Ceará registrou, em março de 2025, crescimento de 14,7% nas atividades, em comparação ao mesmo período do ano anterior. O índice é mais que o dobro da média nacional, que fechou o mês com alta de 5,8%, conforme dados divulgados nesta quarta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O bom resultado também se manteve na comparação com fevereiro: enquanto o país apresentou leve recuo de 0,2%, o estado avançou 1,6%. No acumulado dos últimos 12 meses, o Ceará aponta alta de 7,6%, frente aos 4,7% registrados no total nacional.
Para o secretário do Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, o desempenho reflete um conjunto de medidas voltadas à promoção e fortalecimento do setor.
“Estamos trabalhando com foco em ações que trazem resultados práticos, como maior presença em eventos do setor, apoio à formalização de atividades turísticas e ampliação da malha aérea,” explicou.
Entre os fatores que contribuíram para o crescimento estão a realização de campanhas promocionais no início do ano, participação em feiras nacionais, além de iniciativas voltadas à interiorização do turismo e à capacitação de profissionais. A Secretaria também destaca o aumento no número de municípios integrados ao Cadastur e o estímulo a segmentos como turismo de aventura, cultural e náutico.
A estratégia tem contado com articulação entre governo estadual, prefeituras e setor privado, o que tem permitido maior visibilidade e estrutura para os destinos turísticos do estado.