Evandro Leitão conta com apoio de Lula para enfrentar crise na Saúde de Fortaleza

Prefeito justifica falta de medicamentos e reforça necessidade de investimentos no setor.
Camilo Santana, Elmano de Freitas, Lula e Evandro Leitão

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp

Foto: Reprodução/Instagram

Em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, solicitou apoio federal para enfrentar os desafios da saúde pública na capital cearense. O encontro, realizado na última quinta-feira (13), em Brasília, contou também com a presença do governador Elmano de Freitas e do ministro da Educação, Camilo Santana.

Evandro descreveu a conversa como um pedido de “socorro” diante das dificuldades enfrentadas pelo setor.

“Estamos precisando de um apoio, especialmente na saúde de Fortaleza. Fizemos algumas solicitações ao presidente, porque a situação exige ações urgentes”, afirmou o prefeito durante reunião com o secretariado municipal, neste sábado (15).

A escassez de medicamentos em algumas unidades de saúde foi um dos pontos abordados. Segundo Evandro, o problema tem relação com a falta de planejamento na gestão anterior.

“A população precisa saber que a ausência de determinados remédios nos postos ocorre porque não houve uma programação adequada no fim do ano passado. Muitas indústrias farmacêuticas interrompem a produção na segunda quinzena de dezembro e retomam apenas em janeiro ou fevereiro. Como não houve a previsão necessária, os estoques foram afetados”, explicou.

A saúde tem sido um dos maiores desafios da nova gestão. Além da falta de insumos, o setor enfrenta problemas estruturais e dificuldades financeiras. Para tentar reverter esse cenário, a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 prevê um reforço de R$ 85,7 milhões no orçamento do Instituto Doutor José Frota (IJF), principal unidade de emergência da cidade. Com o acréscimo, o hospital passa a contar com R$ 729,5 milhões neste ano, um aumento de 13% em relação a 2024.

A agenda entre Evandro e Lula deve ter continuidade nesta quarta-feira (19), quando o presidente visitará o Ceará para a inauguração do Hospital da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Esta será a primeira visita de Lula ao estado em 2025, um momento considerado estratégico para alinhar novas parcerias na área da saúde.